quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CIAVE Participa do Lançamento do IDB Bahia

O diretor do Centro Antiveneno - CIAVE, Dr. Daniel Santos Rebouças, juntamente com os técnicos Jucelino Nery e Carlos Augusto Menezes, representaram o CIAVE no lançamento da primeira edição do IDB-Bahia 2010 (Indicadores e Dados Básicos para a Saúde), ontem (30/11), no Grande Hotel da Barra, durante a Sexta Oficina de Trabalho Interagencial, que contou com a presença do Secretário Jorge Solla; Sr. Joilson Rodrigues de Souza - supervisor de Disseminação de Informação do IBGE na Bahia; Dr. José Batista Risi – membro emérito da RIPSA - e outras autoridades.

O IDB é o resultado do esforço conjunto desenvolvido por diversas instituições participantes que compõem a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) na Bahia, como a DIS, SUVISA, CESAT, DIVISA, CIAVE, CES, DETRAN, IBGE, ISC, entre outras. O projeto RIPSA-Bahia no Estado foi uma iniciativa importante para os gestores e técnicos que lidam com informações de saúde. A Sesab exerce a função de coordenação geral da RIPSA, através da Diretoria de Informação em Saúde – DIS.

O IDB reúne um conjunto de indicadores demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, de recursos e de cobertura, selecionados e construídos a partir de sistemas de informação ou de estudos de abrangência nacional. Os dados que são coletados, são desagregados por regiões de saúde e outras características importantes que refletem as condições de saúde da população, tais como faixa etária, sexo e renda.

Para a coordenadora da RIPSA-Bahia, Márcia Mazzei, “o trabalho é de uma importância ímpar, já que com o conhecimento dos dados mais detalhados poderemos planejar ações municipais e estaduais de maneira mais eficaz e eficiente. O IDB ainda não está implantado nos 417 municípios da Bahia, mas vamos continuar trabalhando para consolidar todas as informações que estão sendo produzidas”.

Os dados do IDB estão disponíveis no site do RIPSA Bahia http://www.ba.ripsa.org.br/.

Fonte: CIAVE e ASCOM/SESAB. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário