sexta-feira, 18 de novembro de 2011

I Fórum Nacional de Avaliação da Atenção Toxicológica no SUS


Acontecerá em Brasília-DF, no dia 22 de novembro, o I Fórum Nacional de Avaliação da Atenção Toxicológica no SUS, no auditório Izabel dos Santos, na Organização Panamericana da Saúde - OPAS .

O Fórum será aberto a profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e terá como objetivo central promover o debate e a reflexão com os gestores e profissionais sobre a inserção da atenção toxicológica no âmbito do SUS e o papel dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica – CIATs no novo modelo de atenção estruturado em Redes.

O evento será promovido pela Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos – ABRACIT, sociedade civil constituída pelos CIATs ligados a instituições públicas, com o apoio do Ministério da Saúde e da OPAS .

De acordo com o seu presidente, Dr. Fábio Bucaretchi, a “ABRACIT vem lutando por uma diretriz formal com definição de mecanismos perenes e adequados para o suporte à ação dos CIATs nas redes de atenção à saúde e a inserção de atenção toxicológica no SUS que atenda as necessidades e demanda dos usuários e contribua com a integralidade do acesso e o uso racional dos recursos”.

Ainda de acordo com a ABRACIT, espera-se que esse Fórum possa contribuir para a  publicação das Diretrizes para a Toxicologia no Sistema Único de Saúde, a qual foi elaborada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria GM/MS nº 298/2010.

O Centro de Informações Antiveneno da Bahia (CIAVE-BA) participará do evento e o seu diretor, Dr. Daniel Santos Rebouças, falará sobre a experiência do Centro na capacitação em Toxicologia.

A programação do I Fórum Nacional de Avaliação da Atenção Toxicológica no SUS é a seguinte:

8h30 às 9h00
- Credenciamento
9h30 às 10h00 
- Abertura
9h30 às 10h00
-Conferência: “A contribuição dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica na qualificação dos atendimentos dos pacientes intoxicados: da informação ao cuidado do paciente”
10h00 às 12h00
- Mesa 1: “Estratégias para a inserção da Atenção Toxicológica no SUS”
12h00 às 13h00
- Intervalo para o almoço
13h30 às 14h30
- Painel 1:
1. “Sistemas de informação das intoxicações”
2. “Sistema de registro de intoxicações dos CIATs: DATATOX”
14h30 às 15h10
- Painel 2: “Capacitação em Toxicologia”
15h15 às 16h30
- Mesa 2: “Formação de Recursos Humanos em Toxicologia para a assistência, a analítica e a vigilância no SUS”
16h30 às 17h30
Encaminhamentos e encerramentos


Fonte: CIAVE e ABRACIT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário