sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Videoconferência sobre o P2R2


Foto: disponível no site da ABPCEA.
Acontecerá na tarde de hoje, 25 de novembro, das 14 às 17:00 horas (horário de Brasília), a videoconferência sobre o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2 e suas interfaces com a Vigilância em Saúde Ambiental. Serão abordados os seus objetivos, estratégias e linhas de financiamento.

O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2, criado pelo Decreto nº 5.098 de 2004,  é constituído de projetos e ações participativas entre os governos federal, estaduais, municipais,  sociedade civil e  setor privado com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.

O P2R2 surgiu em decorrência do acidente ocorrido em 29 de março de 2003, em Cataguazes, em Minas Gerais, em razão do rompimento de uma barragem de resíduos contendo substâncias químicas, causando a contaminação dos rios Pomba e Paraíba do Sul, deixando várias cidades dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro sem água para consumo.


Nessa ocasião, foram detectadas várias falhas nas ações emergenciais de combate à poluição. A elaboração do plano levou em consideração a necessidade de parceria entre o Governo Federal e os Estados, com o objetivo de garantir a integração e uniformização das ações de prevenção e procedimentos de resposta rápida.

Para a elaboração do P2R2, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou, entre novembro de 2003 e janeiro de 2004, um levantamento preliminar de informações sobre as condições atuais de atendimento a emergências ambientais nos estados, consultando órgãos estaduais de meio ambiente e o IBAMA. O levantamento identificou as dificuldades atualmente encontradas pelos Estados, principalmente em relação à disponibilidade e qualificação de recursos humanos, deficiência de infra-estrutura operacional e insuficiência de sistemas de informações sobre o assunto.



O MMA criou um portal em sua página eletrônica sobre o P2R2 onde diversas informações a respeito do plano podem ser acessadas.

A videoconferência poderá ser visualizada em tempo real pela internet por meio do endereço: 


Fonte: MMA e ABPCEA. Leia mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário