quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Riscos de Alimentos à Base de Aloe Vera


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (17/11) Informe Técnico onde aponta que alimentos e sucos à base de aloe vera não devem ser consumidos pela população, uma vez que não há comprovação de segurança de uso desses alimentos.

A aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. No Brasil, tem o uso autorizado em produtos cosméticos e em medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante. Por ser classificada na categoria de "novos alimentos", a aloe vera precisa de registro junto a Anvisa para ser comercializada em alimentos.

Entretanto, até o momento todos os documentos científicos apresentados para a Anvisa em pedidos de registro de alimentos à base aloe vera foram insuficientes para comprovar que o seu consumo não representa risco à saúde da população.

De acordo com a ANVISA, foi constatada a ausência de estudos toxicológicos sobre esses produtos.

O Informe Técnico indica que as substâncias antraceno e antraquinona, presentes na aloe vera, são mutagênicas (podem causar mutação nas células humanas) e que seus produtos de biotransformação são potencialmente tóxicos. Portanto, estas substâncias não possuem efeitos somente imediatos e facilmente correlacionados com sua ingestão, mas também efeitos que se instalam em longo prazo e de forma assintomática, podendo levar a um quadro clínico severo, algumas vezes fatal.


Fonte: ANVISA. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário