quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CIAVE Participa do I Fórum Nacional de Avaliação da Atenção Toxicológica no SUS


Ocorreu ontem, 22/11, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, o I Fórum Nacional de Avaliação da Atenção Toxicológica no SUS. O evento teve como objetivo a realização de debates e reflexões com gestores e profissionais de saúde sobre a inserção da Atenção Toxicológica no âmbito do SUS e o papel dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica – CIATs no modelo de atenção à saúde estruturado em redes.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos – ABRACIT, com o apoio da OPAS/OMS do Brasil, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, Conselho Nacional de Saúde – CNS, Conselho Federal de Medicina – CFM, Associação Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos – REBRACIM e Coordenação Geral de Residência em Saúde do Ministério da Educação – SESU/MEC.

A discussão principal foi acerca da inserção da Atenção Toxicológica no SUS através das redes de atenção à saúde. Abordou-se, ainda, sobre a contribuição dos CIATs na qualificação dos atendimentos dos pacientes intoxicados (da informação toxicológica ao cuidado do paciente), formação de recursos humanos em Toxicologia para a assistência, a analítica e a vigilância no SUS, os sistemas de informação e registro de intoxicações e a capacitação em Toxicologia.

O Dr. Daniel Rebouças, médico toxicologista e diretor do CIAVE-BA, falou sobre a experiência do Centro na capacitação em Toxicologia. Este ressaltou que o CIAVE tem desenvolvido desde 2001 o seu Programa de Prevenção e Controle de intoxicações Exógenas através de capacitações nas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES). Estas capacitações se dividem em um seminário de urgências toxicológicas e em um curso de prevenção e controle das intoxicações. O primeiro evento tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior, enquanto o segundo é destinado àqueles de nível médio, principalmente os agentes comunitários de saúde e os de combate às endemias. A capacitação promovida pelo CIAVE tem servido de modelo para outros centros do país e já atingiu 30 das 31 DIRES do Estado, com a participação de 6.600 profissionais de nível superior e 17.300 de nível médio.

Também representando a Bahia, esteve presente o farmacêutico Jucelino Nery, coordenador de apoio diagnóstico e terapêutico do CIAVE-BA, que participou ativamente dos debates.

Ao final do evento foi elaborada uma carta de apoio ao fortalecimento da atenção toxicológica no âmbito do SUS para encaminhamento aos gestores do Sistema Único de Saúde.

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário