sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Veneno na Nossa Mesa


Uma das grandes preocupações da saúde pública na atualidade é o uso de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos por estes elementos tóxicos.

Segundo o Relatório de Atividades em 2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados por agrotóxicos - constituídos de ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.

O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), realizado pela Anvisa em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, além do Distrito Federal, monitorou, em 2010, 18 alimentos: abacaxi, alface, arroz, batata, cebola, cenoura, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pimentão, repolho, tomate, couve, beterraba e pepino.

Entre as amostragens analisadas, as dez que apresentaram uma frequência maior de contaminação foram: pimentão (92,4%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%), cenoura (49,6%), abacaxi (32,8%), beterraba (32,6%), couve (31,9%), mamão (30,4%) e tomate (16,3%), alimentos estes freqüentemente presentes no prato do brasileiro e, muitas vezes, consumidos com o objetivo de ganhar saúde.



Para se evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos. Entretanto, estes ainda são caros e dificilmente encontrados nas grandes cidades. Recomenda-se, ainda, tomar muito cuidado com a origem dos produtos antes de comprá-los e sempre lavá-los antes de consumi-los. Vale ressaltar que a lavagem dos alimentos em água corrente só remove parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos mesmos. Os agrotóxicos sistêmicos e uma parte dos de contato, por terem sido absorvidos por tecidos internos da planta, caso ainda não tenham sido degradados pelo próprio metabolismo do vegetal, permanecerão nos alimentos mesmo que esses sejam lavados. Neste caso, uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, estes alimentos levarão o consumidor a ingerir resíduos de agrotóxicos.

Diversos debates sobre o assunto vêm sendo realizado no país. Em Salvador, ocorreu no último dia 09/11 uma mesa-redonda entitulada “Agrotóxico - Uma questão de Saúde Pública” organizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) com o objetivo de contribuir para a difusão de informações e ampliação do debate sobre o tema, além de discutir estratégias de proteção da saúde e controle do uso dos agrotóxicos na Bahia. Este evento foi direcionado a entidades de trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e órgãos públicos das áreas da saúde, meio ambiente e agricultura e universidades. Estiveram presentes técnicos do Centro Antiveneno da Bahia (Ciave).

Nesse evento a representante da Anvisa apresentou a cartilha sobre Agrotóxicos elaborada pela Agência com o objetivo de contribuir com informações para a prevenção de intoxicações e minimizar os riscos inerentes aos agrotóxicos. Ao final, foi projetado o filme "O veneno está na mesa", de Silvio Tendler.


Fonte: CIAVE e ANVISA. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário