segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CIAVE Promove Capacitação em Amélia Rodrigues


O Centro Antiveneno da Bahia – CIAVE realizará amanhã (terça-feira, 29/11), no Salão Nobre da prefeitura de Amélia Rodrigues, capacitação para profissionais de saúde de nível médio e superior para a prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de intoxicações.

A capacitação terá o apoio da 2ª DIRES-Feira de Santana e será destinada aos profissionais de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e São Gonçalo dos Campos, os quais passaram a receber recentemente soros antipeçonhentos para atender às vítimas de acidente por aranhas, serpentes e escorpiões.

Serão dois momentos: pela manhã, através do Seminário de Urgências Toxicológicas, cerca de 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e odontólogos das unidades de emergência e PSF serão capacitados para o diagnóstico e tratamento das intoxicações, principalmente por animais peçonhentos. À tarde, cerca de 100 profissionais (agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e técnicos de enfermagem) participarão do curso de Prevenção e Controle de Intoxicações Exógenas.

A Bahia passou a contar com mais 3 pólos aplicadores de soros antipeçonhentos: o Hospital Dr. Pedro Américo de Brito  (Amélia Rodrigues), Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães (Conceição do Jacuípe) e Hospital Municipal Prof. José Maria de Magalhães Neto (São Gonçalo dos Campos). Com estes Hospitais, o Estado passa a ter 288 unidades de saúde com soros antipeçonhentos, sendo que 12 delas nos municípios da 2ª DIRES. 

A relação das Unidades aplicadoras de soros antipeçonhentas podem ser acessadas através da página eletrônica do CIAVE (www.saude.ba.gov.br/ciave).

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário