quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Profissionais da 2ª DIRES são Capacitados em Toxicologia


O Centro Antiveneno da Bahia – CIAVE realizou ontem, 29/11, no Salão Nobre da prefeitura de Amélia Rodrigues, com o apoio da 2ª DIRES – Feira de Santana, capacitação em Toxicologia para profissionais de saúde dos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e São Gonçalo dos Campos.

Esta capacitação foi demandada pela 2ª DIRES, tendo em vista a implantação de banco de soros antipeçonhentos no Hospital Dr. Pedro Américo de Brito (Amélia Rodrigues) e no Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães (Conceição do Jacuípe), além da necessidade de capacitar os profissionais de saúde destes municípios e de São Gonçalo dos Campos para o diagnóstico e tratamento das intoxicações e acidentes por animais peçonhentos.

Antonia Jaguaracy (2ª DIRES), Jucelino Nery (CIAVE), 

Dra. Maria das Graças (secretária de Saúde de Amélia 

Rodrigues) e Dr. Daniel Rebouças ( diretor do CIAVE ) 

fizeram a  abertura do evento. 

Pela manhã ocorreu o Seminário de Urgências Toxicológicas, com a presença de 42 profissionais de saúde dos três municípios, principalmente médicos, enfermeiros e farmacêuticos. O evento contou com a presença da Dra. Maria das Graças Passos, secretária municipal de saúde de Amélia Rodrigues, que ressaltou a importância da capacitação e a sua intenção de implantar um Centro Antiveneno no hospital municipal, o qual se encontra em reforma.

No período da tarde foi a vez dos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e técnicos de enfermagem dos municípios de Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe, quando compareceram 108 profissionais, que participaram do curso com enfoque na prevenção e controle de intoxicações e primeiros socorros em casos de envenenamentos.

Os eventos foram ministrados por Dr. Daniel Santos Rebouças (médico toxicologista e diretor do Centro), o farmacêutico Jucelino Nery da Conceição Filho (coordenador de apoio diagnóstico e terapêutico do CIAVE) e Fábio Rodrigues Barbosa (coordenador de eventos do CIAVE e graduando em Biologia).

Com os dois novos bancos, o número de unidades aplicadoras de soros antipeçonhentos foi ampliada para 288, incluindo o do Hospital Municipal Prof. José Maria de Magalhães Neto, em São Gonçalo dos Campos.

O Programa de Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos na Bahia é coordenado pelo CIAVE, o qual tem promovido a ampliação do número de unidades aplicadoras de soro e a capacitação dos profissionais de saúde com o objetivo de melhorar o acesso dos pacientes à soroterapia de forma racional e segura.

Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário