terça-feira, 13 de agosto de 2013

Crianças envenenadas com pinhão-roxo na Paraíba

Pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia L.)
No último sábado (10/08) seis crianças da mesma família, moradoras da zona rural no município de Monte Horebe, alto Sertão da Paraíba, a 554 Km de João Pessoa, foram internadas por envenenamento causado por uma planta conhecida popularmente como pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia L.).

As crianças foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Três delas foram atendidas no Hospital Infantil de Cajazeiras, município a 48 Km de Monte Horebe, as outras três foram levadas ao hospital de São José de Piranhas, localizado na microrregião de Cajazeiras.

O pinhão-roxo, assim como o pinhão-bravo (Jatropha curca L.), é utilizada pela população com fins medicinais, entretanto, as folhas e frutos destas plantas são ricos em uma substância oleaginosa e tóxica chamada toxalbumina, que pode provocar envenenamento quando ingerida. Os sintomas vão desde náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e sanguinolenta, até dispnéia, arritmia e parada cardíaca. O contato com o látex da planta ou mesmo com seus espinhos também pode causar dermatite de contato.


Fonte: PB Agora e Ciave-BA. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário