segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Manejo e controle de escorpiões foi o tema de capacitação realizada pela Sesab em Santa Maria da Vitória

Técnicos do Centro Antiveneno (Ciave) e do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia Prof. Gonçalo Moniz (Lacen), em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e 26ª Diretoria Regional de Saúde (26ª Dires), realizaram no período de 30/07 a 02/08 capacitação em  Santa Maria  da Vitória como atividade do Programa para Controle e Manejo de Escorpiões.

Participaram da capacitação, principalmente, agentes de combate a endemias (ACE), agentes comunitários de saúde (ACS), coordenadores de vigilância epidemiológica e educadores em saúde dos 13 municípios que compõem essa região de saúde.

O evento foi composto de aulas teórico-práticas, as quais abordaram temas como a epidemiologia dos acidentes escorpiônicos no Estado, medidas preventivas e primeiros socorros,  sistemática e taxonomia das espécies de escorpiões de importância médica do Brasil e da Bahia e monitoramento dos fatores de risco do contato da população humana com o agente do acidente. Além disso, aspectos da história natural, morfologia, ecologia e comportamento foram abordados juntamente com as técnicas de coleta, acondicionamento, manejo e fluxo destes animais.

Essa ação tem como objetivo capacitar e complementar a formação dos profissionais que atuam na área de saúde e meio ambiente da Diretoria Regional de Saúde e seus municípios, para promover o controle dos acidentes escorpiônicos no Estado, visando a estruturação / implementação do Programa para Controle e Manejo de Escorpiões (manejo ambiental) no estado da Bahia e, consequentemente, a diminuição do número de acidentes e a sua morbi-mortalidade. Para tanto, estabelece atribuições e responsabilidades das Instituições envolvidas na organização, bem como define as etapas de execução das ações desenvolvidas na capacitação dos profissionais.

O Projeto de Capacitação no Controle e Manejo de Escorpiões do estado da Bahia é fruto de um planejamento integrado entre o CIAVE, a DIVEP e o Núcleo de Entomologia do LACEN/BA. Além disso, representa uma continuidade das ações do Ministério da Saúde, iniciadas em 2009, com o lançamento do primeiro “Manual de Controle de Escorpiões”, quando foram capacitados profissionais de saúde que atuavam nos serviços estaduais de vigilância entomológica. Em 2010 foi realizada uma nova capacitação, também em Salvador, para que os profissionais atuassem como multiplicadores nas suas respectivas regiões de saúde.

A Bahia registrou cerca de 9.000 casos de acidente escorpiônico em 2012 e este agravo correspondeu a 67% dos acidentes por animais peçonhentos nos últimos cinco anos (2008-2012), segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), com 42.316 casos no período, apresentando uma média anual de 8.463 casos.

Capacitar os profissionais não só possibilitará a fundamentação necessária às ações da vigilância em saúde, como permitirá o diagnóstico presuntivo da etiologia destes acidentes e assim medidas efetivas de controle destes animais.

Fonte: Ciave. Leia mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário