sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Intoxicação por metanol em Cuba

O consumo de álcool metílico (metanol ou álcool de "madeira") vendido ilegalmente em um bairro de Havana, em Cuba, provocou a morte de sete pessoas e deixou outras 46 intoxicadas, de acordo com informações divulgadas pela televisão estatal, na última quarta-feira (31/07).
Segundo nota oficial do governo cubano, os primeiros intoxicados foram levados a uma policlínica do oeste da cidade na segunda-feira. Entretanto, sete pacientes morreram - seis homens e uma mulher, com idades entre 37 e 58 anos. Além disso, outras 41 pessoas estão internadas, sendo oito em estado grave.
Ainda segundo as informações divulgadas, a maioria das vítimas apresentou sintomas típicos de intoxicação por metanol como náuseas, dores de cabeça, vômitos, vertigens e problemas de visão.
"O caso está sendo investigado por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas do Ministério do Interior e do Ministério da Saúde Pública, e conta com o apoio da direção do Partido Comunista de Cuba e do governo do município e da província", acrescentou a nota.
As investigações preliminares apontam a que a substância, geralmente utilizada como reagente em laboratórios e centros de pesquisa, foi furtada do estoque do Instituto de Farmácia e Alimentos por dois trabalhadores e depois comercializada ilegalmente por uma mulher que vive no mesmo bairro onde o incidente aconteceu.
O metanol é extremamente tóxico para o organismo humano e seu consumo pode provocar graves sequelas e até mesmo a morte.
Fonte: Terra. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário