terça-feira, 27 de agosto de 2013

Parabéns aos Psicólogos!

O Centro Antiveneno da Bahia - Ciave parabeniza os Psícológos: hoje, 27 de agosto, é comemorado no Brasil o “Dia do Psicólogo”. Esta data foi escolhida porque em 27 de agosto de 1964 a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64.

O profissional de Psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a Filosofia é a mãe da Psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos Psicólogos.

Hoje, a definição da Psicologia é outra e cabe ao Psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

O Psicólogo desempenha um papel importante no Ciave, junto ao Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio através do acompanhamento dos pacientes que atentaram contra a própria vida e no desenvolvimento de ações visando a prevenção dessas ocorrências.

O Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região-BA (CRP-03) preparou uma programação especial durante essa semana em comemoração ao Dia do Psicólogo. .


Fonte: CRP-3. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário