sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Vazamento de água radioativa no Japão

Cerca de 300 toneladas de água altamente radioativa vazaram de um tanque da usina nuclear de Fukushima, complexo operado pela Tokyo Electric Power Company (Tepco), no Japão, nos últimos dias. Segundo a operadora, há poças com níveis extremamente elevados de radiação, de 100 millisieverts por hora (mSv/H), o que significa que em uma hora o indivíduo fica exposto ao nível de radiação permitido para um trabalhador de uma usina nuclear em cinco anos, de acordo com informação de um porta-voz da empresa.

O vazamento ocorrido essa semana foi classificado em nível 3, em uma escala de 0 a 7, correspondente a um "incidente grave" na escala internacional de eventos nucleares. Outros três vazamentos já ocorreram desde o tsunami que atingiu Fukushima, quando um colapso elétrico na central nuclear paralisou a refrigeração dos reatores. O ocorrido em 11 de março de 2011, atingiu o nível 7, o mais elevado e que define efeitos consideráveis para a saúde e o meio ambiente. Porém, o vazamento mais recente é o pior em termos de volume de material radioativo no interior da instalação.

De acordo com um porta-voz da empresa, uma delegação da agência reguladora do setor nuclear visitará, na manhã desta sexta-feira (23/08), a central de Fukushima para verificar as poças radioativas, a importante quantidade de água presa há mais de dois anos no subsolo entre os prédios dos reatores e o mar.

Segundo informações, a água se infiltrou no solo e chegou parcialmente ao oceano Pacífico, a mais de 500 metros do local, há meses.

A delegação será constituída por 15 pessoas, entre elas está o dirigente da agência Toyoshi Fuketa e cinco especialistas independentes.


Fonte: G1. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário