sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conferência Estadual de Saúde


Acontecerá em Salvador no período de 12 a 15 de setembro a 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (8ª CONFERES),  no Centro de Convenções. O evento terá como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo temático:  “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”.

No primeiro dia, a Conferência será aberto ao público e contará com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha. Nos dias subseqüentes, a 8ª CONFERES será  apenas para delegados, que representam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), os trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores. A população poderá acompanhar todo o debate, através da transmissão on-line, no Portal Sesab www.saude.ba.gov.br

As conferências acontecem a cada quatro anos e contemplam três etapas. Na etapa municipal são definidas diretrizes para o município e propostas que são encaminhas à etapa estadual. O mesmo ocorre na etapa estadual para a nacional. 

Agregado ao tema da conferência está o debate de uma Política de Estado, entorno do Programa Bahia Saudável, adotado pelo governo do Estado como Plano para 2023. O Programa traz na sua política, um conceito de saúde, que vai além da doença física, chegando a uma amplitude do pensar a saúde como um estado adequado de bem-estar físico, mental e social. 

O Programa Bahia Saudável está voltado para a promoção da saúde, gestão do cuidado e humanização das praticas de saúde e se faz como um novo modelo social que amplia as chances das pessoas serem saudáveis.

Fonte: Ascom/SESAB. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário