segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NEPS/CIAVE Lembra o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio


No último sábado, 10 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de sensibilizar e convocar os países-membros para a criação de estratégias para a prevenção do suicídio, que tem altas taxas em todo o mundo. Na Bahia, desde 2007 foi criado no Centro de Informações Antiveneno (CIAVE), da Secretaria da Saúde do Estado, o Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), que mantém o acompanhamento aos pacientes que tentaram suicídio, mas também oferece tratamento àqueles que não tentaram, mas que correm risco de fazê-lo. Desde sua criação, o NEPS já realizou 11.460 atendimentos, uma média de 2.865 consultas por ano. 

Segundo a psicóloga Soraya Carvalho, idealizadora e coordenadora do NEPS, as tentativas de suicídio representam 30% dos casos atendidos no CIAVE, razão pela qual, em 1991, foi inaugurado o Serviço de Psicologia, com o objetivo de prestar acompanhamento psicológico a pacientes que tentaram o suicídio, durante a internação hospitalar, desde a emergência até depois da alta, através do tratamento ambulatorial, pelo tempo necessário."Ao longo dos anos pôde-se verificar uma taxa de reincidência de tentativa de suicídio muito baixa (menor que 2%) entre os pacientes que se submeteram ao tratamento, mostrando a necessidade e a importância da ampliação do serviço, visando oferecer à comunidade um ambulatório para atender, preventivamente, pacientes com depressão grave e risco de suicídio, daí a implantação do NEPS", explica a psicóloga.

A OMS considera o suicídio um grave problema de saúde pública, correspondendo a mais da metade das mortes violentas no planeta. Estudos desenvolvidos pela OMS revelaram que os gastos com o suicídio representaram, em 2011, aproximadamente 1.8% do que foi gasto com as doenças no mundo. Para 2020, a projeção é para um crescimento significativo, atingindo 2.4% dos gastos.Ainda de acordo com dados da OMS, em 2004 foram contabilizados mais de um milhão de suicídios no mundo, o que representa uma média de um suicídio a cada 35 segundos. Para cada suicídio consumado, estima-se de 15 a 25 tentativas.No Brasil, embora a taxa média de suicídio - 6,6 suicídios por 100 mil/hab - seja considerada pouco expressiva em relação a outros países, deve-se atentar que devido ao seu vasto território, essas taxas podem apresentar uma acentuada oscilação, como pode ser verificado nos índices entre as capitais brasileiras que variam de 1,9 a 15 suicídios por 100 mil/hab, em Salvador e Boa Vista respectivamente. "Em números absolutos, o Brasil está entre os 10 países com o mais elevado número de suicídios no mundo, registrando 24 suicídios por dia, ou seja, uma média de um suicídio a cada hora", conta a coordenadora do NEPS. 

O NEPS, além do acompanhamento psicológico, disponibiliza atendimento psiquiátrico ambulatorial, terapia ocupacional e reuniões informativas para familiares dos pacientes. No próximo dia 30 de setembro, o serviço promoverá o Fórum Baiano sobre Suicídio, marcando o transcurso da data com a realização do Fórum Baiano sobre Suicídio, no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.



Fonte: CIAVE. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário