sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Número de Suicídios é Crescente Entre os Jovens


Foto: Fábio Barbosa

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em 2008, constatou a ocorrência de 9.300 mortes por suicídio no Brasil, o que significa 25 mortes a cada dia. Os dados foram apresentados na manhã de hoje (30) pelo professor Neury Botega, da Universidade de Campinas (Unicamp), em conferência sobre o tema "Prevenção do suicídio: da saúde pública para a clínica", durante o II Fórum Baiano sobre Suicídio, iniciativa do Centro de Informações Antiveneno, através do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS).

O evento, que durante todo o dia de hoje reuniu, no Fiesta Bahia Hotel, profissionais e estudantes da área de saúde, com o objetivo de mostrar como a clínica e a pesquisa podem caminhar juntas para a prevenção do suicídio. Com o tema central "Suicídio: a pesquisa e a clínica na prevenção", o fórum foi aberto pelo diretor do Ciave, Daniel Rebouças, que falou sobre a importância do tema e a atuação do centro na assistência e na prevenção ao suicídio. "O Ciave tem uma grande vocação para o atendimento na área dos acidentes com animais peçonhentos, mas também temos números importantes relacionados com acidentes por medicamentos, raticidas e outros agentes tóxicos", disse o diretor da unidade.

A psicóloga Soraya Carvalho, idealizadora e coordenadora do NEPS, defendeu que a pesquisa e a clínica devem caminhar juntas para que se possa definir as ações de prevenção do suicídio, e lembrou que 40% dos suicidas procuram um serviço especializado antes da tentativa. Ainda de acordo com dados divulgados pela coordenadora do NEPS, a Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que em 2004 ocorreram mais de um milhão de suicídios no mundo. "O suicídio é a terceira causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, e calcula-se que para cada suicídio acontecem de 10 a 25 tentativas", falou a psicóloga.

Autor do livro "Práticas Psiquiátricas em Hospital Geral", que teve a terceira edição lançada hoje, durante o II Fórum sobre Suicídio, o professor Neury Botega fez um pequeno histórico sobre o suicídio, desde a idade média, quando o ato levava a uma condenação moral, até a idade moderna, quando passou a ser considerado um problema de saúde pública. "Cada vez mais jovens se matam. O número de suicídios é crescente, principalmente em adultos jovens, do sexo masculino", conta Botega, acrescentando que embora o Ministério da Saúde aponte a ocorrência de 25 suicídios/dia, o número deve ser cerca de 20% maior.

O psiquiatra revelou ainda existem estudos mostrando que nove anos após uma tentativa de suicídio, a pessoa se mata, razão pela qual o grupo de pessoas que tentam suicídio merece atenção especial.

A coordenadora do NEPS falou sobre o núcleo, que iniciou suas atividades em 1991, como um serviço de psicologia, com atuação na área da clínica, oferecendo acompanhamento psicoterápico a pacientes que haviam tentado o suicídio, e posteriormente, a pacientes com depressão grave e risco de suicídio. Desde o início, entretanto, essa clínica mantém uma articulação com a pesquisa, levando o Ciave a se tornar um lugar de interesse de pesquisadores.

Ao longo dos anos, foi observada uma taxa de reincidência de tentativa de suicídio muito baixa (menor que 2%) entre os pacientes submetidos a tratamento, mostrando a necessidade e a importância da ampliação do serviço, para atender, preventivamente, pacientes com depressão grave e risco de suicídio daí a implantação do NEPS, em 2007. Nos últimos 10 anos, o Ciave registrou 14.450 tentativas de suicídio, sendo 68,1% entre pessoas do sexo feminino. Desse total, 2,9% resultaram em óbito.

"Como meta para 2012, o NEPS/CIAVE realizará cursos de capacitação para profissionais da saúde mental lotados nos CAPS, hospitais psiquiátricos e centros de saúde mental de todo o estado da Bahia, com a finalidade de capacitar seus técnicos para o tratamento dos pacientes com depressão grave e riscos de suicídio", finaliza a coordenadora do NEPS.



Fonte: ASCOM/SESAB. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário