quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pesquisa e Clínica na Prevenção Serão Tema do II Fórum Baiano Sobre Suicídio

Mostrar em que medida a clínica e a pesquisa podem caminhar juntas para sentido a prevenção do suicídio. Esse é um dos principais objetivos do II Fórum Baiano sobre Suicídio, que acontece no próximo dia 30, sexta-feira, das 8h30min às 18 horas, no Fiesta Bahia Hotel. Com o tema central "Suicídio: a pesquisa e a clínica na prevenção", o evento é uma iniciativa do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), e está aberto a profissionais e estudantes da área de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de um milhão de pessoas tentam suicídio anualmente no mundo. No Brasil, a média é de uma morte por dia. Estudos desenvolvidos pela OMS revelaram que os gastos com o suicídio representaram, em 2011, aproximadamente 1.8% do que foi gasto com as doenças no mundo. Para 2020, a projeção é para um crescimento significativo, atingindo 2.4% dos gastos.

Ainda de acordo com dados da OMS, em 2004 foram contabilizados mais de um milhão de suicídios no mundo, o que representa uma média de um suicídio a cada 35 segundos. Para cada suicídio consumado, estima-se de 15 a 25 tentativas. No Brasil, a taxa média de suicídio é de 6,6 suicídios por 100 mil/hab.

"Com a realização do II Fórum sobre Suicídio", explica a psicóloga Soraya Carvalho, idealizadora e coordenadora do NEPS, "pretendemos fornecer uma visão do trabalho que desenvolvemos no serviço, voltado para a especificidade de uma clínica da urgência, do limite, da morte, que nos convoca a questionamentos constantes sobre nossa ética, nossa prática, nossa técnica. As particularidades inerentes ao tratamento de sujeitos decididos a morrer, tem nos levado a buscar novas possibilidades e, consequentemente, a teorizar sobre um tema que ainda é um tabu, mesmo entre os profissionais da saúde".

O II Fórum Baiano sobre Suicídio terá a participação dos profissionais do NEPS/Ciave e de convidados de outros estados, que são considerados referência em suicídio no país, a exemplo do professor Neury Botega, da Unicamp, e Blanca Werlang, professora da PUC do Rio Grande do Sul.

Além de mesas redondas que tratarão da clínica do suicídio e da pesquisa, haverá uma mesa que discutirá um tema atual e relevante na comunidade, que é a criação de leitos psiquiátricos em hospital geral.

Entre as questões que serão abordadas estão: a clínica do suicídio, a prevenção do suicídio, a pesquisa na prevenção do suicídio e avaliação de risco e manejo do comportamento suicida. No encerramento do encontro, será lançada a 3ª edição do livro "Práticas Psiquiátricas em Hospital Geral", com a presença do autor, o professor Neury Botega.

A coordenadora do NEPS conta que o núcleo deu início a suas atividades em 1991, como um serviço de psicologia, com atuação na área da clínica, oferecendo acompanhamento psicoterápico a pacientes que haviam tentado o suicídio, e posteriormente, a pacientes com depressão grave e risco de suicídio. Desde o início, entretanto, essa clínica mantém uma articulação com a pesquisa, levando o Ciave a se tornar um lugar de interesse de pesquisadores.

Ao longo dos anos, foi observada uma taxa de reincidência de tentativa de suicídio muito baixa (menor que 2%) entre os pacientes que se eram submetidos a tratamento, mostrando a necessidade e a importância da ampliação do serviço, para atender, preventivamente, pacientes com depressão grave e risco de suicídio daí a implantação do NEPS, em 2007.

"O NEPS entende que a prevenção se dá em vários níveis, e por esta razão vem desenvolvendo ações que englobam o paciente, a família e a equipe de saúde", informa a psicóloga. No que diz respeito ao paciente, o núcleo oferece um ambulatório com acompanhamento psicoterápico, psiquiátrico e de terapia ocupacional para pacientes com depressão grave, que já tenham ou não tentado o suicídio, mas que correm o risco de fazê-lo.

No que se refere à família, o NEPS realiza, mensalmente, reuniões informativas sobre depressão e suicídio com os familiares dos pacientes acompanhados, visando não somente informá-los sobre a doença, como também acolhê-los e orientá-los sobre os equívocos gerados pela desinformação e as consequentes dificuldades envolvendo o convívio familiar.

No que tange à equipe de saúde o núcleo vem realizando diversos cursos de capacitação para profissionais de nível universitário e agentes comunitários de saúde, em todo o estado, com o objetivo de instrumentalizar esses profissionais a reconhecerem os sinais e sintomas da depressão e o risco de suicídio, possibilitando o diagnóstico precoce e o rápido encaminhamento a serviços especializados.

"Como meta para 2012, o NEPS/CIAVE realizará cursos de capacitação para profissionais da saúde mental lotados nos CAPS, hospitais psiquiátricos e centros de saúde mental de todo o estado da Bahia, com a finalidade de capacitar seus técnicos para o tratamento dos pacientes com depressão grave e riscos de suicídio", finaliza a coordenadora do NEPS.

Fonte: CIAVE. Leia mais.

2 comentários:

  1. eu fiz minha inscricao no forum baiano sobre suicidio e ate hoje dia 25 espero o email de confirmacao.
    como faço pra saber se minha inscricao foi efetivada
    tereza maria duarte falcon
    terezafalcon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Entre em contato com a equipe de Psicologia do CIAVE através do telefone 3387-4343.

    ResponderExcluir