sábado, 4 de maio de 2013

A água também intoxica

Guampa e bombilla.

Na última terça-feira (30/04), uma jovem de 21 anos morreu após passar mal durante uma competição que premia grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré, bebida típica do Mato Grosso do Sul, feita com água gelada e erva-mate. Um estudante de 19 anos, que também participou do evento, foi internado na Santa Casa de Campo Grande, pois também se sentiu mal, mas seu estado de saúde foi estável.

Na composição da erva-mate se destacam as metilxantinas que têm como principais representantes a cafeína e a teobromina. Sob o ponto de vista farmacológico e terapêutico, esses compostos são responsáveis pelas propriedades estimulantes da erva-mate como agitação, tremores entre outros, devido o seu efeito sobre o sistema nervoso central.

De acordo com a cardiologista Nara Alessandra Okamoto, o consumo de tereré, em excesso pode provocar aneurisma cerebral. “O tereré possui cafeína que, em excesso, pode aumentar os níveis de pressão arterial e pode aumentar a frequência cardíaca e essas são duas condições que podem favorecer a ruptura de um aneurisma”, afirma.

Além do excesso de cafeína, outro fator que pode ter contribuído para o óbito da jovem é o excesso de água. A sua ingestão em excesso provoca a perda de sódio, potássio e magnésio, minerais essenciais para o ser humano. “Esses minerais são diluídos dentro do sangue por osmose. O principal problema é a perda do sódio”, afirma  Dr. Sandro Trindade Benites, responsável clínico pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) do Mato Grosso do Sul.

Dr. Sandro ressalta que com a eliminação desses minerais, a pessoa fica propensa ao vômito, convulsão e aumento da pressão intracraniana, que podem causar o rompimento de vasos sanguíneos e provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O médico lembra que náuseas foram sintomas sentidos pela jovem que morreu e pelo rapaz internado na Santa Casa.

O Dr. Benites explica ainda que, em casos de ingestão excessiva de água, ir ao banheiro não resolve o problema porque todos os minerais filtrados pelo rim foram para a bexiga. “Eles [minerais] se diluem e são eliminados. Muita gente acredita que o problema é que o rim para de funcionar. O rim não tem nada a ver com isso, pois só filtra”.

Ainda conforme o médico, o aumento da pressão intracraniana ocorre porque a água é levada por osmose para dentro do cérebro, onde a pressão arterial aumenta. “A água é excelente para todos, desde que com parcimônia”.

“A Maior Roda de Tereré do Mundo” é promovida pela emissora de rádio Blink 102 desde 2012, quando reuniu cerca de 50 mil participantes, segundo a empresa. Além da competição que premia o grupo que toma mais tereré durante o evento, vários shows musicais também são realizados.

Segundo o regulamento da competição, disponível no site da rádio, cada equipe ou roda deve levar suas próprias garrafas térmicas e guampa (recipiente produzido a partir do chifre do boi, usado para se tomar tereré), e bomba (objeto para sugar a bebida). Cada grupo recebe água gelada a gosto para encher a garrafa. No item 8 do regulamento, a organização do evento ressalta que “os participantes podem e devem ir ao banheiro quantas vezes desejarem e necessitarem.”

Em 2013, o evento foi realizado na antiga estação ferroviária da cidade. O objetivo é promover o encontro de várias rodas em torno da tradicional bebida de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Globo.com. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário