terça-feira, 14 de maio de 2013

Abracit se reúne em Salvador


Salvador sediou nos dias 08 e 09/05 a primeira reunião da nova diretoria da Associação Brasileira de Centros de Informação e AssistênciaToxicológica e Toxicologistas Clínicos (Abracit).

A ABRACIT, uma sociedade civil de âmbito nacional e sem fins lucrativos, é constituída pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs) ligados a instituições públicas. A Instituição tem como objetivo principal representar os CIATs e seus profissionais junto à órgãos e conselhos governamentais executivos e legislativos, na busca de medidas de efetivo reconhecimento e valorização dos Centros.

A reunião ocorreu no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, com a presença dos membros da diretoria eleita para o biênio 2013-2014, sob a presidência do Dr. Daniel Rebouças - diretor do Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE).

Foi apresentado relatório das ações desenvolvidas pela gestão anterior e a prestação de contas do IV Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, realizado em Águas de Lindóia – SP, em 2012, pelos membros da diretoria do biênio 2011-2012, sob a presidência do Dr. Fábio Bucaretchi (CCI Campinas). Em seguida, a nova diretoria  assumiu a condução dos trabalhos, apresentando o seu planejamento de ações, inclusive a realização do V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica (V CBTC), que será realizado em setembro de 2014, em Salvador – BA, e terá em paralelo, o 2º Simpósio Brasileiro de Toxicologia Analítica, o I Fórum Brasileiro sobre Suicídio, além da terceira versão do Fórum Baiano sobre Suicídio.

Na abertura da reunião, esteve presente o Chefe de Gabinete da Secretaria da Saude do Estado da Bahia (Sesab), Washington Couto, representando o secretário Jorge Solla, que ressaltou o reconhecimento do CIAVE como componente importante para a definição de políticas, desenhos das redes e contribuição nos protocolos no Estado.

Segundo Washington Couto, a SESAB tem um compromisso junto ao Centro por entender o seu papel estruturante e o seu papel extra-muro da Secretaria, interagindo com os setores da Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, etc. Ao final da sua fala, reafirmou o apoio da Sesab à Toxicologia e à realizacao do V CBTC.  

Estiveram presentes também à reunião, técnicos do CIAVE que comporão a comissão de organização local do V CBTC.

Fonte: Ciave/Sesab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário