sexta-feira, 3 de maio de 2013

Avião agrícola provoca intoxicação em mais de 40 crianças em Goiás


Por volta das 10 horas desta sexta-feira (03/05), um avião de combate agrícola lançou agrotóxico próximo a uma escola rural no município de Rio Verde, interior de Goiás, provocando intoxicação em cerca de 42 pessoas, sendo a maioria crianças. Além dos professores e funcionários, cerca de 120 estudantes estavam no estabelecimento de ensino no momento do acidente.
Vários alunos apresentaram vômito, tontura e dor de cabeça, sendo levados ao hospital. De acordo com o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município, outras crianças e  professores intoxicados foram atendidos no local, sendo liberados logo em seguida. Alguns foram socorridos pelos próprios pais e moradores da região.
O inseticida pulverizado pelo avião é conhecido comercialmente como Engeo Pleno®, que tem em sua composição o tiametoxam e a lambda-cialotrina (neonicotinóide e piretróide, respectivamente), de média toxicidade, e utilizado na região para combater pragas nas lavouras de milho e sorgo.

De acordo com o coronel Cleber Candido de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros, até o momento não é possível afirmar se houve falha do piloto ou se o inseticida foi carregado pelo vento. A escola atingida fica em um assentamento. A empresa dona do avião informou que vai se pronunciar quando a causa do incidente for esclarecida, mas antecipou que não houve falha técnica da aeronave.

O piloto do avião foi preso e autuado em flagrante por crime ambiental e por desrespeitar as normas do uso de agrotóxico. Além dele, o proprietário da empresa a qual o avião pertence e o responsável técnico também foram detidos.


Uma equipe do Centro de Informação Toxico-Farmacológica (CIT) de Goiânia está se deslocando para  Rio Verde para auxiliar no atendimento aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário