segunda-feira, 20 de maio de 2013

Anvisa prepara plano de contingência para Copa das Confederações


Os planos de contingência para atender a emergências de saúde pública, durante a Copa das Confederações, nos Aeroportos das cidades-sedes, serão finalizados até o dia 30 deste mês. O trabalho de construção desses planos, para aplicação nos demais Aeroportos e Portos brasileiros, faz parte da preparação da Agência para os grandes eventos de massa que ocorrerão no país nos próximos.


Para cada cidade, o plano reúne orientações e procedimentos que devem ser adotados em situações de emergência, acidentes e eventos relacionados à saúde, em consonância com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde- OMS, de acordo com os países do MERCOSUL e da Consulta Publica Portaria GM/Nº 950, de 15 de Maio de 2012. O trabalho é resultado da experiência acumulada na atuação em portos, aeroportos e fronteiras diante de situações de risco à saúde.

O plano está focado nas situações de doenças transmissíveis nos pontos de entrada do país. O documento também deve prever situações relacionadas a acidentes químicos e biológicos, entre outros, pois nestas situações é preciso haver a atuação de diversos órgãos, tanto da área de saúde como de segurança pública. Por isso, é importante que os procedimentos a serem adotados por cada órgão estejam bem definidos, evitando atraso ou falta de resposta ao problema.

Para os demais locais onde a Anvisa está presente, mas que não receberão jogos da Copa das Confederações, os planos deverão ficar prontos após o evento.


Fonte: Anvisa. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário