quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CESAT Apóia a Campanha “Completar o Tanque de Gasolina só até o Automático”

“Completar o tanque de gasolina só até o automático” é a campanha institucional desenvolvida pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cesat) e Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis do Estado da Bahia (Sinposba). A Campanha, retomada no dia 4 de outubro, pretende lutar por um meio ambiente saudável nos postos de gasolina e pela defesa da saúde e segurança do trabalhador e do consumidor.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o benzeno como uma substância carcinogênica e que tem sido objeto de intenso controle no âmbito mundial, dada sua característica de contaminante universal e seus potenciais efeitos à saúde humana. O benzeno é considerado a quinta substância de maior risco, segundo os critérios do programa das Nações Unidas de Segurança Química. Não há limite seguro de exposição. Estudos comprovam a exposição ao benzeno em Postos de Combustíveis e sinalizam sobre a necessidade de se fazer acompanhamento da saúde destes profissionais.

A Campanha “Completar o tanque de gasolina só até o automático” quer conscientizar a todos que completando o tanque de gasolina até o automático minimiza o contato com esta substancia prejudicial à saúde. A luta do Sinposba para mudar esta realidade é antiga. No ano de 2008, o Sindicato realizou o I Seminário de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente em Postos de Revenda de Combustíveis a Varejo do Estado da Bahia, que reuniu químicos, representantes da Procuradoria Geral do Trabalho, da ANP, do Ministério da Saúde, além do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho do Estado da Bahia (Forumat). Naquela ocasião, foi levantada a informação de que a contaminação do solo e do lençol freático em áreas de posto de revenda de combustíveis ou sob sua influência tem sido considerada como um dos principais problemas ambientais identificado nas áreas urbanas e que tem exposto um número considerado de pessoas, principalmente os que residem na circunvizinhança desses empreendimentos.

É necessário o apoio de toda a população a esta campanha, afinal todos estão sujeitos ao contato com benzeno ao abastecer seu veículo. O Sinposba quer, através desta Campanha, chamar a atenção dos empresários, consumidores, poder público e, principalmente, dos trabalhadores que estão expostos diariamente a esta substância que faz tanto mal à saúde e ao meio ambiente.

Fonte: CESAT/SESAB. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário