terça-feira, 23 de novembro de 2010

Manganês: Problema de Saúde Pública no Leste de Liverpool

Níveis de manganês no ar no leste de Liverpool é um perigo para a saúde pública e deve ser reduzido, afirma a agência de saúde pública federal. A Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças (ATSDR) trabalhou com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e do estado de Ohio (EUA) para verificar se a poluição do ar no leste de Liverpool, incluindo metais, pode causar problemas de saúde.

A ATSDR descobriu que em certas épocas e lugares, os níveis de manganês no ar foram próximos aos níveis que poderiam causar problemas de saúde. Os níveis mais elevados foram próximos àqueles que causaram efeitos no sistema nervoso em pessoas que trabalharam com o metal.

"As pessoas expostas ao manganês através do ar no leste de Liverpool não vão, necessariamente, ficar doentes por isso", disse Mark Johnson, Coordenador da Região 5 da ATSDR. "No entanto, estamos recomendando medidas para reduzir os níveis de manganês no ar para proteger a saúde das pessoas no leste de Liverpool."

A EPA de Ohio e a EPA dos EUA estão trabalhando para reduzir a quantidade de manganês no ar. Áreas ao redor da cidade foram testadas para a qualidade do ar entre 1999 e 2009.

O manganês é um metal que ocorre naturalmente em rochas e solos. Pequenas quantidades são importantes para uma boa saúde. Alimentos como feijão, nozes e chá têm manganês. Atividades industriais e outras atividades humanas também pode liberar manganês no ar.

Respirar ou ingerir muito manganês pode causar problemas ao sistema nervoso. Em adultos, os efeitos incluem problemas com atividades motoras, tais como o controle do movimento da mão. Em crianças, níveis muito elevados podem provocar problemas de aprendizagem ou de memória.

A ATSDR recomenda que as agências continuem trabalhando juntas para avaliar se as exposições de manganês estão causando problemas de saúde na comunidade.


Fonte: ATSDR. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário