segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vazamento de Amônia no Paraná

Seiscentos funcionários estavam trabalhando em um frigorífico no interior do Paraná, quando começou, na casa de máquinas, o vazamento de amônia, fluido que é utilizado para refrigeração. O gás atingiu rapidamente todas as áreas da fábrica, causando mal estar em muitos funcionários.

Como foi noticiado no Jornal da Globo do dia 17 de novembro, pelos menos cem funcionários passaram mal. De acordo com o Hospital Cemil, que atendeu 16 pacientes, a maioria já havia recebido alta. Segundo o hospital três pessoas ainda estavam em observação no dia 18/11. Outros 12 trabalhadores foram levados para o Hospital São Paulo, também em Umuarama. Quatro vítimas ainda permaneciam na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e outras seis estavam internadas em observação.

Outro paciente foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora Aparecida e permanecia em observação. Em entrevista à imprensa, um dos funcionários internados contou: “estávamos trabalhando normalmente até sentir um cheiro estranho e muito forte no nosso setor. Depois que os supervisores pararam tudo começamos a deixar o local”. Outro trabalhador disse que teve dificuldades em deixar o local. “Cheguei a desmaiar por esperar tanto tempo atendimento. O pior foi sair por uma porta pequena”, revela. Ambos ainda sentiam dores de cabeça e tontura.

A perícia para apontar a causa do vazamento começou dia 18 de novembro. Conforme divulgado no site da Globo: “Um cano se rompeu. A gente ainda não sabe o motivo. Mas assim que for identificado, nós vamos tomar todas as medidas pra que isso não volte a acontecer", disse João Paulo Santos, gerente de exportação do frigorífico.

A amônia, ou nitrogênio amoniacal como também pode ser chamada, é um gás irritante que pode causar sensação de queimação, tosse, dor de garganta e falta de ar. No caso de uma exposição um pouco mais prolongada, pode causar edema pulmonar.

Fonte: InterTox / Paraná On Line. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário