quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os Riscos do Cigarro Eletrônico

Os cigarros eletrônicos ou e-cigarettes, como são conhecidos nos Estados Unidos, estão amplamente disponíveis através da internet e em lojas de varejo. Geralmente fabricados para se assemelhar aos tradicionais cigarros de tabaco, os cigarros eletrônicos contêm um cartucho cheio de um líquido com sabor.

Quando o usuário inala esse líquido - que pode conter nicotina - suas partículas são vaporizadas por um elemento de aquecimento, o que proporciona uma dose de nicotina com potencial variável.

Embora comercializado como uma alternativa "segura" ou uma ajuda para parar de fumar o tabaco, o cigarro eletrônico não foi testado para verificar qualquer uma dessas alegações. O precedente jurídico atual sustenta que estes produtos não são dispositivos de distribuição de droga, impedindo a FDA (Food and Drug Administration) de regulamentar seu uso.

Os autores argumentam que os cigarros eletrônicos representam, pelo menos, dois grandes riscos à saúde pública: 1) Eles podem introduzir crianças e outros não-fumantes à nicotina e ao uso ritual de fumar. Mais preocupante ainda, é a disponibilidade de vários sabores - como o Apple (sabor artificial de maçã) - que pode agradar aos consumidores mais jovens; 2) O risco de toxicidade destes produtos não tem sido bem investigado. Um grande perigo são seus recipientes de solução, que muitas vezes vêm em frascos de 30 ml e podem conter 18 mg / mL de nicotina, ou mais. Em outras palavras, um frasco de 30 ml pode conter, pelo menos, 540 mg de nicotina. Uma vez que a dose letal mínima para crianças é estimada em 1 mg / kg, essa comercialização é bastante alarmante.

Em abril passado, a TPR (Total Physical Response) realizou estudo sobre os riscos de toxicidade criados pelas novas "pellets doces Tic-Tac", que continham nicotina. Estes novos cigarros eletrônicos recarregáveis parecem apenas amplificar esse risco.

Devido a este perigo, todos os profissionais de emergência e toxicologia devem estar familiarizados com os efeitos da nicotina:

- Gastrointestinais: náuseas, vômitos, salivação, diarreia
- Cardiovascular: hipertensão arterial, taquicardia, arritmia cardíaca
- Sistema Nervoso Central: letargia, confusão, convulsões, coma
- Sistema Nervoso Periférico: sudorese, fraqueza, tremores, fasciculação, paralisia
- Endócrinos: aumento da liberação de catecolaminas

Fonte: Intertox. Leia mais.

Um comentário:

  1. E o cigarro convencional... pelo que sei o eletrônico só possui propilenoglicol e/ou glicerina vegeta e a nicotina. Por que o convencional não é proibido, já que possui mais de 4700 elementos tóxicos, além do monóxido de carbono e eleva a temperatura do pulmão a mais de 60 graus

    é muito estranho se falar isso. É mais ou menos como se proibir a melatonina e a vitamina b12, ou seja, uma questão de interesses econômicos.

    Vocês que escreveram o texto acima são a representação religiosa (nao sou religioso) do demônio, e estão bem descritos no site www.anovaordemmundial.com

    Sem abraços, e vão para o inferno, HIPÓCRITAS

    ResponderExcluir