terça-feira, 2 de novembro de 2010

SVS Busca Aprimorar Vigilâncias de Acidentes e Violências

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) promoveu em Brasília, no período de 26 a 28 de outubro, o Curso de Vigilância de Violências e Acidentes e Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Viva-Sinan), destinado a 60 gestores das áreas de vigilância epidemiológica e análise de informações de secretarias de saúde dos estados e das capitais. O objetivo foi aprimorar a coleta e análise de dados sobre atendimentos a vítimas de violências e acidentes no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma a melhorar a coleta, análise e a tomada de decisão nos estados e municípios.

O Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) tem como um de seus componentes a coleta contínua de dados com o objetivo de descrever o perfil dos atendimentos por violências (doméstica, sexual e/ou outras violências) em unidades de referência definidas pelas secretarias municipais de saúde em articulação com as secretarias estaduais de saúde.

Já o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria nº 2.472, de 31 de agosto de 2010), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população e contribuir para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário