sexta-feira, 12 de novembro de 2010

III Congresso Brasileiro de Toxicologia com Transmissão pela Internet

Representantes dos CIATs.
Nesta sexta-feira, 12 de novembro, o III CONGRESSO BRASILEIRO DE TOXICOLOGIA CLÍNICA, promovido pela Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos (ABRACIT) e realizado em Florianópolis-SC, entra no seu terceiro e último dia. No cenário de construção das redes integradas e regionalizadas de atenção integral a saúde, o Congresso traz para o debate "A TOXICOLOGIA CLÍNICA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE". Este tema vem reforçar a importância de criação de uma Política Nacional de Informação e Assistência Tóxico-Farmacológica que atenda às necessidades e demandas dos usuários e serviços do SUS, contribuindo com a integralidade do acesso e o uso racional dos recursos.
 
Técnicos do CIAVE apresentam
trabalhos no evento.

Com uma programação científica abrangente, com conferencistas nacionais e internacionais, tópicos de grande relevância para a área da Toxicologia estão sendo apresentados sob a forma de cursos pré-congresso, oficinas, conferências, painel interativo, mesas redondas e discussão de casos. Além de um encontro de especialistas, com trocas de experiências e aprimoramento científico, tem sido uma oportunidade para o fortalecimento da Toxicologia Clínica no Brasil.

O evento tem proporcionado o debate de idéias relacionadas às exposições a agentes químicos e biológicos e seus efeitos à saúde humana e animal, sob a visão integrada dos diferentes profissionais que atuam nos processos de diagnóstico, tratamento e prevenção das intoxicações. Tem constituído, ainda, um importante espaço de divulgação da produção científica na área de Toxicologia Clínica, especialmente os trabalhos desenvolvidos pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATs), para a comunidade, gestores da área da saúde e instituições acadêmicas e assistenciais.
Técnicos do CIAVE durante
coquetel de abertura do evento.

Técnicos do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (CIAVE-BA) participam do evento. A Dra. Maria das Graças Rodrigues Barbosa, médica veterinária, participou da organização e como palestrante do curso pré-congresso “Toxicologia Clínica na Medicina Veterinária”; A Dra. Soraya C. Carvalho Rigo, psicóloga, participou da organização e como palestrante da oficina pré-congresso “Atendimento Psicológico e Psiquiátrico no Abuso de Substâncias Psicoativas e nas Tentativas de Suicídio por Auto-envenenamento”; o Dr. André C. Caribé de Araújo Pinho, também do CIAVE, abordará nesta sexta-feira sobre solventes na mesa-redonda “Intoxicações Graves por Drogas de Abuso”. Por sua vez, a Dra. Daisy Schwab Rodrigues, ex-diretora do CIAVE, coordenou a conferência “Manejo dos Pacientes Intoxicados por Paraquat”, ministrada por Dr. Michael Eddleston, da Universidade de Edimburgo (Escócia).

Estagiários do CIAVE e o Farmacêutico
Carlos Menezes.



O Dr. Daniel Santos Rebouças, diretor do CIAVE, os farmacêuticos Jucelino Nery da Conceição Filho e Carlos Augusto Menezes, além dos profissionais anteriormente citados e estagiários do Centro, apresentam diversos trabalhos científicos na forma de pôster.
 
Como novidade, o Congresso está sendo transmitido ao vivo através da internet, como uma forma de dar oportunidade àqueles que não puderam participar presencialmente de acompanhar pela web. Para assistí-lo, basta acessar o site do evento.

Fonte: CIAVE. Leia mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário