quinta-feira, 9 de setembro de 2010

9 de Setembro, Dia do Veterinário!

Hoje, dia 09 de setembro, o Centro de Informações Antiveneno da Bahia (CIAVE) homenageia todos os médicos veterinários pelo seu dia. Profissionais estes que desenvolvem ações importantes, tanto na saúde de animais quanto na humana.


Uma das principais atividades do veterinário, e de grande importância para a sociedade, se dá na saúde pública. Com um trabalho que se confunde com o do biólogo e dos médicos sanitaristas, com freqüência, ele atua ao lado desses profissionais, em equipes multidisciplinares.

No setor público, são atribuições distribuídas entre as secretarias de agricultura, do ambiente e da saúde, nos níveis municipal e estadual ou, em âmbito federal, nos ministérios dessas áreas. Dentre as diversas atividades nesse campo, têm-se o planejamento e avaliação de programas de saúde pública (como capacitação de servidores e campanhas de vacinas) e a vigilância sanitária e epidemiológica, garantindo que os rebanhos tenham tratamento adequado e sua carne seja inspecionada.

No CIAVE, um dos poucos Centros de Informação e Assistência Toxicológica do país a ter em sua equipe este profissional, a veterinária Dra. Maria das Graças Rodrigues Barbosa desempenha um importante papel na orientação ao diagnóstico e tratamento de animais envenenados, além do suporte técnico no caso de intoxicações alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário