sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Atividades no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o Centro de Informações Antiveneno (CIAVE) dará continuidade às comemorações do 30º aniversário da Unidade com a reabertura do seu auditório, após  reforma e ampliação. O evento ocorrerá às 11 horas e, nesta oportunidade, será descerrada uma placa alusiva aos 30 anos do Serviço, completados no último dia 30 de agosto. A programação contará ainda com um pronunciamento da psicóloga Soraya Rigo, coordenadora do Núcleo de Estudos para Tratamento e Prevenção do Suicídio (NEPS) do CIAVE.

O trabalho desenvolvido pelo NEPS vem obtendo destaque pelo país e já foi apresentado em alguns estados como Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo e Piauí. Na Bahia, as propostas de prevenção ao suicídio do NEPS foram discutidas durante o II Seminário Estadual sobre Violência, realizado no ano passado, e devem fazer parte do novo plano de ação governamental no combate à violência no Estado.

A coordenadora do núcleo chama atenção para a importância da assistência psicológica para os pacientes que tentaram suicídio e, principalmente, para a necessidade do trabalho de prevenção a esse tipo de evento, o que constitui prioridade do NEPS. Segundo a psicanalista, a continuidade do acompanhamento posterior ao atendimento emergencial tem resultado numa taxa de reincidência de tentativas de suicídio inferior a 0,01% . De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de suicídios são contabilizados anualmente e, para cada caso de suicídio, estima-se que ocorram 15 a 25 tentativas, sendo a depressão o principal fator associado ao risco de suicídio.

Fonte: ASCOM/SESAB. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário