domingo, 12 de setembro de 2010

Pesquisadores Explicam Porque Cobras Têm "Olho de Gato"

Foto: Carolyn SMC/Creative Commons
Cientistas acabam de propor uma nova explicação para as pupilas verticais - o popular olho de gato - de cobras e outros bichos. A característica favoreceria a caça de emboscada, a famosa técnica do "senta e espera".

A conclusão, publicada no "Journal of Evolutionary Biology", contraria a versão mais aceita no meio científico: a de que as pupilas verticais seriam uma adaptação para facilitar as atividades noturnas dos animais.

Os autores não negam que exista uma relação com hábitos noturnos, mas dizem que ela não é fundamental. "A pupila vertical não basta para a visão noturna. Enxergar à noite tem mais a ver com a ultraestrutura do olho, como a composição da retina e o formato da córnea", diz Ligia Pizzatto, pesquisadora brasileira da Universidade de Sidney (Austrália) e uma das autoras do estudo.

Para chegar ao resultado, o grupo analisou 127 espécies de cobras australianas e cruzou dados sobre formato da pupila, método de caça e horário de atividade. O resultado mostrou que cobras que caçam ativamente têm pupilas redondas, enquanto as que ficam à espreita da presa costumam ter pupilas verticais.

Por causa de músculos auxiliares, a pupila vertical permite maior controle sobre a contração do olho, regulando a luminosidade e, principalmente, melhorando a profundidade de campo. As pupilas verticais também ajudariam as cobras a se camuflarem, pois olhos redondos são um dos maiores indícios da presença dos predadores no ambiente.

Os animais também enxergam com mais foco e definição na horizontal, por onde vêm a maioria das presas. Assim, eles não precisam se movimentar para ver melhor, o que aumenta as chances de sucesso na emboscada.


Fonte: Folha.com. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário